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💬 Leitura

Leia os textos abaixo.

Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã.


Salmos 30:5 ARA

Essa prova lhes ensinaria o perigo de aceitar interpretações humanas, em lugar de fazer da Bíblia a própria intérprete. Levaria os filhos da fé a um estudo mais minucioso da Palavra, [...]

O Grande Conflito – p. 152

Capítulo 19 – A esperança

📄 Plano de leitura

Pág. 150, 151 e 152

◉ Do desespero à Certeza

◉ O desapontamento

⬆️🎧 Também é possível ouvir este texto no áudio acima.


Dia 69

O Grande Conflito

Escrito por Ellen G. White

Capítulo 19 - A esperança - Parte 2 de 2 


Do Desespero à Certeza

 De uma maneira mais completa do que nunca, os discípulos acharam "Aquele sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito de quem os profetas também escreveram" (Jo 1:45). Certeza e fé límpida substituíram a incerteza e o desespero. Passaram pela provação mais profunda possível para eles e viram como a Palavra de Deus havia se cumprido de maneira triunfante. Depois disso, o que poderia abalar sua fé? Em sua mais profunda tristeza, foram "firmemente encorajados" e encontraram uma esperança que era "como âncora da alma, firme e segura" (Hb 6:18, 19).


 O Senhor diz: "O Meu povo jamais será envergonhado" (Jl 2:26, ARA). "O choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria" (Sl 30:5). No dia da ressurreição, esses discípulos encontraram o Salvador, e o coração deles ardeu enquanto ouviam Suas palavras. Antes de Sua ascensão, Jesus os instruiu: "Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas" (Mc 16:15), acrescentando: "E Eu estarei sempre com vocês" (Mt 28:20). No dia do Pentecostes, o Consolador prometido veio, e o coração dos fiéis vibrou com a presença vívida do Senhor que havia ascendido ao Céu.


O Desapontamento

 A experiência dos discípulos na segunda vinda de Cristo encontra uma contraparte na experiência daqueles que anunciaram Sua segunda vinda. Assim como os discípulos pregaram: "O tempo é chegado . [...] O Reino de Deus está próximo", Miller e seus companheiros proclamaram que o último período profético da Bíblia estava prestes a terminar, que o juízo logo aconteceria e que o reino eterno seria fundado depressa. A pregação dos discípulos acerca do tempo era baseada nas setenta semanas de Daniel 9. A mensagem que Miller e seus companheiros proclamavam anunciava o fim das 2.300 tardes e manhãs de Daniel 8:14, das quais as setenta semanas faziam parte. A pregação de ambas era baseada em uma parte diferente do mesmo período profético.


 Assim como os primeiros discípulos, Guilherme Miller e seus companheiros não entendiam totalmente a mensagem que transmitiam. Erros profundamente enraizados na igreja impediram que interpretassem de forma correta um aspecto importante da profecia. Por isso, embora anunciassem a mensagem que Deus os havia confiado, por não compreenderem todo o seu significado, sofreram um desapontamento.


 Miller adotou o ponto de vista muito disseminado de que a Terra é o "santuário" e acreditava que a "purificação do santuário" representava a purificação da Terra pelo fogo quando Jesus voltasse. Logo, concluiu, o fim das 2.300 tardes e manhãs revelaria o tempo do segundo advento.


 A purificação do santuário era o último rito que o sumo sacerdote realizava no ciclo anual de adoração. Consistia na obra de fechamento da expiação - a retirada ou o afastamento dos pecados de Israel. Ilustrava, de antemão, a obra final de nosso Sumo Sacerdote no Céu removendo ou apagando os pecados de Seu povo, os quais estão registrados nos livros celestiais. Esse serviço envolve investigação, uma obra de juízo e ocorre logo antes da vinda de Cristo nas nuvens dos céus, pois, quando Ele vier, todos os casos já estarão decididos. "Eis que venho em breve! A Minha recompensa está comigo, e Eu retribuirei a cada um de acordo com o que fez" (Ap 22:12). Essa é a obra de juízo que a primeira mensagem angélica de Apocalipse 14:7 anuncia: "Temam a Deus e glorifiquem-nO, pois chegou a hora do Seu juízo".


 Aqueles que proclamaram essa advertência deram a mensagem correta no tempo certo. Assim como os discípulos estavam equivocados quanto ao reino que seria fundado ao fim das "setenta semanas", os adventistas erraram quanto ao acontecimento que ocorreria ao fim das "2.300 tardes e manhãs". Nos dois casos, erros populares cegaram a mente à verdade. Ambos os grupos cumpriram a vontade de Deus ao entregar a mensagem que Ele havia concedido e ambos sofreram um desapontamento por não compreenderem totalmente a mensagem.


 No entanto, o Senhor cumpriu Sua vontade ao permitir que a advertência do juízo fosse proferida dessa maneira. Em Seu plano, a mensagem seria uma prova para purificar a igreja. Os corações estavam fixados neste mundo ou em Cristo e no Céu? Estavam prontos para se afastar de suas ambições mundanas e receber com alegria o advento de seu Senhor?


 O desapontamento também provaria o coração daqueles que afirmavam ter aceitado a advertência. Abririam mão apressadamente de sua experiência e deixariam de lado a confiança na Palavra de Deus quando fossem chamados a suportar o escárnio do mundo e o teste da tardança e do desapontamento? Por não terem entendido de imediato o agir de Deus, rejeitariam as verdades que o testemunho claro de Sua Palavra sustentava?


 Essa prova lhes ensinaria o perigo de aceitar interpretações humanas, em lugar de fazer da Bíblia a própria intérprete. Levaria os filhos da fé a um estudo mais minucioso da Palavra, a examinar os fundamentos de sua fé com mais cautela e a rejeitar tudo que não estivesse baseado nas Escrituras, por mais aceito que fosse pelo mundo cristão.


 As coisas que pareciam escuras na hora da prova depois se tornariam claras. A despeito do sofrimento que resultou de seus erros, eles aprenderiam, por meio de uma abençoada experiência, que "o Senhor é cheio de compaixão e misericórdia" (Tg 5:11) e todos os Seus caminhos "são amor e fidelidade para com os que cumprem os preceitos da Sua aliança" (Sl 25:10).


O Grande Conflito, páginas 150, 151 e 152.

Ação do Dia

Decida com Cristo em oração estudar profundamente cada versículo da Bíblia, para estar pronto a dar razão de sua fé.

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