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💬 Leitura

Leia os textos abaixo.

[Disse Paulo:] Todavia, que importa? Uma vez que Cristo, de qualquer modo, está sendo pregado, quer por pretexto, quer por verdade, também com isto me regozijo, sim, sempre me regozijarei.


Filipenses 1:18 ARA

Assim como nos dias dos apóstolos, a perseguição tinha ‘servido para o progresso do evangelho’ (Fp 1:12). [...] ‘os que haviam sido dispersos pregavam a palavra por onde quer que fossem’ (At 8:4).

O Grande Conflito – p. 95

Capítulo 12 – França

📄 Plano de leitura

Pág. 94 e 95

◉ A ousadia de Berquin

◉ Berquin na estaca

◉ Um grande homem

⬆️🎧 Também é possível ouvir este texto no áudio acima.


Dia 43

O Grande Conflito

Escrito por Ellen G. White

Capítulo 12 - França - Parte 2 de 5


A Ousadia de Berquin

 Contudo, o zelo do Berquin só se fortaleceu. Ele decidiu partir para medidas mais ousadas. Além de se posicionar em defesa da verdade, ele atacaria os erros. Seus adversários mais ativos eram os monges cultos do departamento de teologia da Universidade de Paris, uma das mais elevadas autoridades eclesiásticas da nação. Com base nos escritos desses doutores, Berquin extraiu doze proposições e declarou publicamente que eram "contrárias à Bíblia", apelando ao rei que agisse como juiz da controvérsia.


 O rei ficou feliz por ter a oportunidade de humilhar o orgulho daqueles monges arrogantes. Então ele ordenou que os religiosos católicos defendessem sua causa usando a Bíblia. Pouco auxílio encontrariam nessa "arma"; tortura e fogueira eram as armas que melhor sabiam usar. Eles se viram prestes a cair no abismo para o qual tinham a esperança de empurrar Berquin. Começaram a olhar em volta, em busca de um meio de escape.


 "Na mesma época, uma imagem da virgem, que ficava na esquina de uma das ruas, foi mutilada." Multidões se aglomeraram no local, lamentando iradas. O rei ficou profundamente emocionado. "Isso é fruto das doutrinas de Berquin", proclamaram os monges. "Tudo está prestes a ser lançado abaixo - a religião, as leis e o próprio trono - por essa conspiração luterana."4


 O rei se retirou de Paris, deixando os monges livres para fazer o que quisessem. Berquin foi julgado e condenado à morte. Para impedir que Francisco interviesse e o salvasse, executaram a sentença no mesmo dia em que foi pronunciada. Ao meio-dia, uma grande multidão se reuniu para testemunhar o acontecimento, e muitos ficaram pasmos ao ver que a vítima escolhida vinha de uma das melhores e mais corajosas famílias nobres da França. Perplexidade, indignação, escárnio e ódio amargo escureciam o rosto da crescente multidão, mas em uma face nenhuma sombra repousava. O mártir só tinha consciência da presença do Senhor.

 

 O rosto de Berquin brilhava com a luz do Céu. Ele vestia "uma capa de veludo, uma jaqueta de cetim adamascado e calças douradas". 5 Estava prestes a testemunhar de sua fé na presença do Rei dos reis, e nenhum sinal de lamento contradiria sua alegria.

 

 À medida que a procissão se movia vagarosamente pelas ruas lotadas, o povo observava com espanto seu olhar de alegre triunfo. Diziam: "Ele parece alguém sentado em um templo, meditando somente em coisas santas."


Berquin na Estaca

 Na estaca, Berquin tentou proferir algumas palavras ao povo, mas os monges começaram a gritar, e os soldados a desferir suas armas. Assim, o barulho sufocou a voz do mártir. Dessa maneira, em 1529, a autoridade eclesiástica mais elevada da culta Paris "deu ao populacho da França revolucionária de 1793 o exemplo abominável de reprimir no cadafalso as palavras sagradas dos que estão à beira da morte". 6 Berquin foi estrangulado e seu corpo, consumido nas chamas.


 Os mestres da fé reformada partiram para outros campos. Lefèvre seguiu para a Alemanha. Farel voltou para sua cidade natal no leste da França, a fim de espalhar a luz no lar de sua infância. A verdade que ele ensinava encontrou ouvintes. Logo foi expulso da cidade. Viajava então de vila em vila, ensinando em casas e prados escondidos. Encontrava abrigo nas florestas e em meio às cavernas rochosas que conhecera quando menino.


 Assim como nos dias dos apóstolos, a perseguição tinha "servido para o progresso do evangelho" (Fp 1:12). Afastados de Paris e de Meaux, "os que haviam sido dispersos pregavam a palavra por onde quer que fossem" (At 8:4). Dessa maneira, a luz encontrou caminho em muitas províncias remotas da França.


Um Grande Homem

 Em uma das escolas de Paris, havia um jovem calado e pensativo, conhecido por sua vida irrepreensível, seu vigor intelectual e sua devoção religiosa. Sua inteligência e seu esforço o transformaram no orgulho do colégio, e as pessoas achavam que João Calvino se transformaria em um dos mais eficazes defensores da igreja.


 Mas um raio de luz divina invadiu as paredes do escolasticismo e das superstições que envolviam Calvino. Olivetan, primo de Calvino, havia se unido à Reforma. Os dois discutiram juntos as questões que afligiam a cristandade. Olivetan, o protestante, disse: "Há somente duas religiões no mundo. Aquela [...] que os seres humanos inventaram, na [...] qual nos salvamos por meio de cerimônias e boas obras; a outra é a religião revelada na Bíblia, que nos ensina a procurar salvação somente pela livre graça de Deus."


 "Não aceito nenhuma de suas novas doutrinas!", exclamou Calvino. "Você pensa que eu vivi no erro a vida inteira?" 7 Todavia, quando ficou sozinho em seu quarto, Calvino pensou nas palavras do primo. Viu-se sem intercessor na presença do justo e santo Juiz. As orações aos santos, as boas obras, as cerimônias da igreja - nada disso tinha poder para expiar pecados. Confissões e penitências eram incapazes de reconciliar o pecador com Deus.


O Grande Conflito, páginas 94 e 95.

Ação do Dia

Ore a Deus nesse dia suplicando o derramamento do Espírito Santo em sua vida para que você seja usado(a) por Ele como instrumento na pregação da Palavra em sua cidade.

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