📖 97º dia da Jornada
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🎶 Louvor
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Música de hoje: VIGIAR E ORAR
Hino 413 do Hinário Adventista.
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💬 Leitura
Leia os textos abaixo.
Se possível, use sua bíblia para conferir os textos bíblicos.
“[Disse Jesus:] Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós."
Mateus 5:11 ARA
“Não há, porém, união entre o Príncipe da luz e o príncipe das trevas, e nenhuma conivência poderá haver entre os seus seguidores."
O Grande Conflito – p. 45
Referente à Nisto Cremos – Capítulo 13 – O Remanescente e sua Missão
⬆️🎧 Também é possível ouvir este texto no áudio acima.
Dia 97
Nisto Cremos - As 28 Crenças Fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia
A Doutrina da Igreja (4 de 6)
13ª Crença - O Remanescente e sua Missão - Parte 3 de 11
A igreja sofredora. Com o declínio da espiritualidade, a igreja de Roma desenvolveu um perfil mais secular, estreitando seus laços com o governo imperial. Igreja e estado se uniram em uma aliança não santificada.
Em seu clássico A Cidade de Deus, Agostinho – um dos mais influentes pais da igreja – estabeleceu o ideal católico de uma igreja universal controlando um estado universal. O pensamento de Agostinho assentou as bases da teologia papal da Idade Média.
Em 533 d.C., em uma carta incorporada ao Código de Justiniano, o imperador Justiniano declara o bispo de Roma como sendo a cabeça de todas 6 as igrejas. Ele também reconheceu a influência do papa na eliminação de 7 hereges.
Quando Belisário, general de Justiniano, libertou Roma em 538 d.C.,o bispo de Roma se libertou do controle dos ostrogodos, cujo arianismo tivera como consequência restringir o crescimento da Igreja Católica. A partir de então, o bispo poderia exercer as prerrogativas do decreto de Justiniano, do ano 533 d.C.; ele poderia fazer crescer a autoridade da “Santa Sé”. Assim, começaram os 1.260 anos de perseguição previstos pela profecia bíblica (Dn 7:25; Ap 12:6, 14; 13:5-7).
Tragicamente a igreja, com a assistência do estado, tentou impor seus decretos e ensinamentos a todos os cristãos. Muitos abdicaram de suas crenças por temor à perseguição, enquanto aqueles que se mantiveram fiéis aos ensinamentos bíblicos sofreram severa perseguição. O mundo cristão se tornou um campo de batalha. Muitos foram aprisionados ou executados em nome de Deus! Durante os 1.260 anos de perseguição, milhões de crentes fiéis experimentaram grande sofrimento, enquanto muitos outros pagaram 8 com a própria vida sua lealdade a Cristo.
Cada gota de sangue derramado representou uma nódoa ao nome de Deus e de Jesus Cristo. Coisa alguma causou mais dano ao cristianismo do que a implacável perseguição movida por ele. A grosseira distorção do caráter de Deus resultante dessas ações praticadas pela igreja e a doutrina do purgatório e do tormento eterno conduziram muitos à completa rejeição do cristianismo.
Muito antes do surgimento da Reforma, ergueram-se dentro da própria igreja as vozes daqueles que protestavam contra a eliminação sumária dos opositores, contra suas arrogantes pretensões e contra a sua desmoralizadora corrupção. A indisposição da igreja em reformar-se deu à luz a Reforma protestante no século 16. Seu sucesso representou um duro golpe para o prestígio e a autoridade da igreja de Roma. Por intermédio da Contrarreforma, o papado se envolveu em uma sangrenta batalha contra o protestantismo, mas gradativamente, foi ele perdendo a luta diante das forças que reclamavam liberdade civil e religiosa.
Finalmente, 1.260 anos depois de 538 d.C., a Igreja Católica Romana 9 recebeu uma ferida mortal (cf. Ap 13:3). As espetaculares vitórias dos exércitos de Napoleão na Itália colocaram o papa à mercê do governo revolucionário francês, que via na religião romana um inimigo irreconciliável da República. O governo francês ordenou a Napoleão que tomasse o papa como prisioneiro. Sob suas ordens, o general Berthier entrou em Roma e proclamou o fim do governo civil do papado. Levando o papa como 10 prisioneiro, Berthier conduziu-o até a França, onde ele morreu em exílio.
A derrocada do papado representou a culminação de uma longa série de eventos associados com o seu progressivo declínio. O evento assinalou o término do período profético dos 1.260 anos. Muitos protestantes 11 interpretaram o acontecimento como a realização da profecia.
Nisto Cremos - As 28 Crenças Fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia, páginas 207, 208 e 209.
Ação do Dia
Ore pela Missão da Igreja em meio às perseguições.
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