⚔️ 78º dia da Jornada
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💬 Leitura
Leia os textos abaixo.
“Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.”
Atos 2:43,44 ARA
“[Nos dias de Miller] O coração de cada um estava repleto de amor uns pelos outros e por Jesus, a quem esperavam ver em breve. A mesma fé e a mesma bendita esperança se provaram um escudo contra os ataques de Satanás.”
O Grande Conflito – p. 170
Capítulo 22 – O cumprimento
📄 Plano de leitura
Pág. 169, 170 e 171
◉ Fanatismo
◉ Correção do erro
⬆️🎧 Também é possível ouvir este texto no áudio acima.
Dia 78
O Grande Conflito
Escrito por Ellen G. White
Capítulo 22 - O cumprimento - Parte 2 de 4
Fanatismo
Por volta dessa época, o fanatismo começou a aparecer. Alguns que alegavam crer no advento demonstravam zelo distorcido. Suas ideias fanáticas não ganharam a simpatia da maioria dos adventistas, porém trouxeram desgraça à causa da verdade.
Satanás estava perdendo seus servos e, a fim de dar uma má reputação à causa de Deus, trabalhou para enganar alguns que se consideravam fiéis, levando-os a extremos. Então seus seguidores estavam prontos para se apropriar de qualquer erro, qualquer ato estranho ou questionável e apresentá-lo da maneira mais exagerada possível, a fim de retratar o adventismo como se fosse uma desgraça. Quanto mais pessoas professassem a fé no segundo advento, mais vantagem obteria, pois seu poder controlava o coração delas.
Satanás é "o acusador dos nossos irmãos" (Ap 12:10). Seu espírito inspira seus seguidores a vigiar em busca de defeitos no povo de Deus a fim de chamar atenção para eles, sem jamais mencionar suas boas ações.
Ao longo de toda a história da igreja, nenhuma reforma jamais foi adiante sem enfrentar sérios obstáculos. Em todas as igrejas fundadas por Paulo, alguns que alegavam ter aceitado a fé sempre traziam heresias. Lutero também sofreu com fanáticos que diziam que Deus havia falado diretamente com eles, colocando as próprias ideias acima das Escrituras. Muitos foram enganados pelos novos mestres e se uniram a Satanás para derrubar aquilo que Deus levara Lutero a edificar. Os irmãos Wesley viram a obra de Satanás arrastando pessoas desequilibradas e não santificadas para o fanatismo.
Guilherme Miller não simpatizava nem um pouco com o fanatismo. "O diabo", dizia ele, "exerce grande poder sobre a mente de alguns hoje". "Com frequência, encontro muito mais evidências de devoção genuína a Deus em um olho vivo, uma bochecha molhada e uma reação abafada do que em todo o barulho da cristandade."1
Durante a Reforma, seus inimigos colocavam a culpa pelos males do fanatismo sobre aqueles que trabalhavam mais fervorosamente contra ele. Os que se opuseram ao movimento adventista seguiram uma prática semelhante. Sem se dar por satisfeitos apenas exagerando os erros dos fanáticos, eles espalhavam relatos que não chegavam nem perto da verdade. Sua paz tinha sido perturbada pela proclamação de que Cristo estava prestes a vir. Eles temiam que fosse verdade, mas esperavam que não. Esse era o segredo de sua guerra contra os adventistas.
A pregação da primeira mensagem angélica tinha a tendência direta de conter o fanatismo. Aqueles que participaram desse movimento solene estavam em harmonia. O coração de cada um estava repleto de amor uns pelos outros e por Jesus, a quem esperavam ver em breve. A mesma fé e a mesma bendita esperança se provaram um escudo contra os ataques de Satanás.
Correção do Erro
"O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram. À meia-noite, ouviu-se um grito: 'O noivo se aproxima! Saiam para encontrá- lo!'" No verão de 1844, os fiéis proclamaram essa mensagem usando exatamente as palavras das Escrituras.
O evento que levou a isso foi a descoberta de que o decreto de Artaxerxes para a restauração de Jerusalém, o ponto de início das 2.300 tardes e manhãs, entrou em vigor no outono de 457 a.C., não no início daquele ano, conforme se acreditara até então. Iniciando o cálculo no outono de 457, os 2.300 anos terminariam no outono de 1844. Os símbolos do Antigo Testamento também apontavam para o outono como o momento em que a "purificação do santuário" deveria ocorrer.
O sacrifício do cordeiro pascoal era uma sombra da morte de Cristo, símbolo cumprido não só em relação ao evento, mas também ao tempo. No décimo quarto dia do primeiro mês judaico, exatamente no mesmo dia e mês em que, por séculos, o cordeiro pascoal era morto, Cristo instituiu a ceia do Senhor, festa que deveria celebrar Sua morte como "o Cordeiro de Deus". Naquela mesma noite, Ele foi levado para ser crucificado e morto.
Da mesma maneira, os símbolos relacionados ao segundo advento devem se cumprir no momento designado no cerimonial simbólico. A purificação do santuário, ou dia da expiação, acontecia no décimo dia do sétimo mês judaico. Nesse dia, o sumo sacerdote, depois de fazer expiação por todo o Israel e assim remover os pecados do santuário, saía e abençoava o povo. Por isso, acreditava-se que Cristo apareceria para purificar a Terra destruindo pecado e pecadores, bem como para abençoar com a imortalidade o povo que O aguardava. Acreditava-se que o décimo dia do sétimo mês - o grande dia da expiação, o momento da purificação do santuário, que, em 1844, caiu no dia 22 de outubro - seria o dia da volta do Senhor. As 2.300 tardes e manhãs terminariam no outono, e a conclusão parecia irresistível.
O Grande Conflito, páginas 169, 170 e 171.
Ação do Dia
Assim como na época dos apóstolos e de Guilherme Miller, em que o amor e a unidade eram reais, busque o Espírito Santo para que isso aconteça em nós hoje.
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