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💬 Leitura
Leia os textos abaixo.
“De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida.”
João 8:12 ARA
“A luz da verdade brilhará sobre todos os que têm o coração aberto para recebê-la e todos os filhos do Senhor em Babilônia obedecerão ao chamado: ‘Saiam dela, vocês, povo Meu’”
O Grande Conflito – p. 167
Capítulo 21 – A mensagem
📄 Plano de leitura
Pág. 164, 165, 166 e 167
◉ União com o mundo
◉ O primeiro afastamento
⬆️🎧 Também é possível ouvir este texto no áudio acima.
Dia 76
O Grande Conflito
Escrito por Ellen G. White
Capítulo 21 - A mensagem - Parte 3 de 3
União com o Mundo
Muitas igrejas protestantes seguiram o exemplo de Roma de se conectar com os "reis da Terra". As igrejas estatais fizeram isso por meio do relacionamento com os governos seculares e outras denominações o fizeram por meio da busca de aprovação do mundo. O termo "Babilônia" - confusão - é aplicado a esses grupos que afirmam extrair suas doutrinas da Bíblia, mas que, em vez disso, se dividem em grupos incontáveis com crenças conflitantes.
Uma obra católica romana argumenta que "se a igreja de Roma pode ser culpada de idolatria em relação aos santos, sua filha, a Igreja Anglicana, deve ser culpada do mesmo, pois tem dez igrejas dedicadas a Maria para cada igreja dedicada a Cristo". 3
E o Dr. Hopkins declara: "Não há motivo nenhum para pensar que o espírito e as práticas anticristãs estão somente no que hoje é chamado de Igreja de Roma. As igrejas protestantes têm muito do anticristo nelas e estão longe de estar completamente reformadas da [...] corrupção e da maldade." 4
Em relação à separação da Igreja Presbiteriana de Roma, o Dr. Guthrie escreveu: "Há trezentos anos, nossas igrejas marcharam para fora das portas de Roma com a Bíblia aberta em seu estandarte e o lema: 'Examinai as Escrituras' em seu rolo". Então faz a pergunta significativa: "Elas saíram de Babilônia?" 5
O Primeiro Afastamento
De que maneira a igreja se afastou da mensagem simples do evangelho? Tornando-se semelhante ao paganismo, para que os pagãos aceitassem o cristianismo com mais facilidade. "Então, ao fim do segundo século, a maioria das igrejas assumiu nova forma. [...] Quando os antigos discípulos desceram à sepultura, seus filhos, assim como os novos conversos, [...] se levantaram e remodelaram a fé." "Uma inundação pagã assolou a igreja, carregando seus costumes, suas práticas e seus ídolos para dentro dela." 6 A religião cristã conquistou o favor e o apoio de governantes seculares. Milhares aceitaram a forma do cristianismo. Mas muitos "permaneceram basicamente pagãos, adorando seus ídolos em segredo". 7
O mesmo processo não se repetiu em quase todas as igrejas que se denominam protestantes? Assim que os fundadores, que tinham o verdadeiro espírito de reforma, faleceram, seus descendentes "remodelaram a fé". Recusando-se cegamente a aceitar qualquer verdade além da que seus antepassados viram, os filhos dos reformadores deixaram seu exemplo de autonegação e afastamento do mundo.
É triste notar o quanto as igrejas populares estão afastadas do padrão bíblico! Ao falar sobre dinheiro, John Wesley disse: "Não desperdice nenhuma parte de um talento tão precioso [...] em roupas desnecessárias ou caras ou em adornos inúteis. Não desperdice nenhuma parte dele em belas decorações para suas casas, em móveis desnecessários ou caros, em quadros dispendiosos, pinturas e enfeites. [...] Enquanto vocês estiverem vestidos 'de púrpura e de linho finíssimo' e 'todos os dias' se regalando 'esplendidamente' [Lc 16:19, ARA], sem dúvida muitos aplaudirão sua elegância e bom gosto, sua generosidade e hospitalidade. Mas fariam melhor em se contentar com a honra que vem de Deus." 8
Governantes, políticos, advogados, médicos e comerciantes entram para a igreja a fim de promover seus interesses mundanos. As organizações religiosas, enriquecidas pelos recursos desses mundanos batizados, passa a buscar ainda mais a popularidade. Constroem templos esplêndidos e extravagantes. Pagam um salário elevado para um ministro talentoso entreter o povo. Seus sermões devem ser suaves e agradáveis para os ouvidos encantados pela moda. E assim ocultam pecados da moda sob uma aparência de piedade.
Um escritor do Independent, de Nova York, falou o seguinte em relação ao metodismo: "A linha de separação entre o espiritual e o mundano se apaga em uma espécie de sombra e homens zelosos de ambas as partes estão trabalhando para acabar com todas as diferenças entre suas variedades de atos e divertimentos."
Nessa onda de buscar prazeres, o sacrifício pessoal em prol de Cristo se perdeu quase que por completo. "Se há necessidade de recursos agora [...] não se deve pedir a ninguém que doe. Nada disso! Façamos um festival, um espetáculo um teatro, um jantar dos tempos antigos ou algo para comer - qualquer coisa que divirta as pessoas."
Robert Atkins retratou o declínio espiritual na Inglaterra: " está gravado na frente de cada igreja. E se tão somente eles soubessem e sentissem, poderia haver esperança. Mas não! Exclamam: 'Somos ricos, cheios de bens e nada nos falta'." 9
O grande pecado de Babilônia é que ela tem dado a beber a todas as nações "do vinho da fúria da sua prostituição" (Ap 18:3). Esse vinho representa os falsos ensinos que ela aceitou em consequência de sua amizade com o mundo. Em retorno, exerce uma influência corruptora sobre o mundo ao ensinar doutrinas opostas às declarações simples da Bíblia.
Se o mundo não estivesse tão embriagado com o vinho de Babilônia, grande número de pessoas se convenceria e converteria pelas verdades claras da Palavra de Deus. Mas a fé religiosa parece tão confusa e contraditória que as pessoas não sabem em que acreditar. O pecado da falta de arrependimento por parte do mundo jaz à porta da igreja.
A segunda mensagem angélica não se cumpriu completamente em 1844. As igrejas vivenciaram, naquela ocasião, uma dissolução moral por recusar a luz da mensagem do advento, mas a queda não foi completa. À medida que continuam a rejeitar as verdades especiais para este tempo, têm afundado cada vez mais. No entanto, ainda não se pode dizer: "Caiu a grande Babilônia !" que fez " as nações beberem do vinho da ira da sua prostituição!" (Ap 18:3, ARC). As igrejas protestantes estão incluídas na denúncia solene do segundo anjo. Mas a obra da apostasia não chegou a seu auge.
Antes da vinda do Senhor, Satanás trabalhará "com o poder, com sinais e com maravilhas enganadoras"; e aqueles que "rejeitaram o amor à verdade que os poderia salvar " serão deixados para aceitar o "poder sedutor, a fim de que creiam na mentira" (2Ts 2:9-11). Somente quando a igreja se unir completamente ao mundo é que a queda de Babilônia será completa. A mudança é progressiva, e o cumprimento final de Apocalipse 14:8 ainda é futuro.
A despeito das trevas espirituais nas igrejas que formam Babilônia, a maioria dos verdadeiros seguidores de Cristo ainda está nessas igrejas. Muitos nunca tiveram contato com as verdades especiais para este tempo. Vários anseiam por luz mais clara. Procuram a imagem de Cristo em suas igrejas, mas não a encontram.
Apocalipse 18 aponta para o momento em que Deus chamará Seu povo que ainda está em Babilônia para se separar da comunhão com ela. Essa mensagem, a última que o mundo ouvirá, cumprirá sua obra. A luz da verdade brilhará sobre todos os que têm o coração aberto para recebê-la e todos os filhos do Senhor em Babilônia obedecerão ao chamado: "Saiam dela, vocês, povo Meu" (Ap 18:4).
O Grande Conflito, páginas 164, 165, 166 e 167.
Ação do Dia
Ore hoje pelas pessoas sinceras que estão no engano e peça ao Espírito Santo que te use para levar a luz da bíblia a essas pessoas.
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