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💬 Leitura

Leia os textos abaixo.

[...] foi Jesus para a Galileia, pregando o evangelho de Deus, dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.


Marcos 1:14,15 ARA

Naquela época, por meio de ações do Sinédrio judaico, a nação selou a rejeição ao evangelho matando Estêvão e perseguindo os seguidores de Cristo. Então a mensagem de salvação foi além do povo escolhido para o mundo inteiro.

O Grande Conflito – p. 142

Capítulo 18 – A profecia

📄 Plano de leitura

Pág. 141, 142 e 143

◉ Dois períodos

◉ Uma mensagem para todos

◉ Conclusão surpreendente

⬆️🎧 Também é possível ouvir este texto no áudio acima.


Dia 64

O Grande Conflito

Escrito por Ellen G. White

Capítulo 18 - A profecia - Parte 3 de 6 


Dois Períodos

 Do que elas seriam cortadas? Como as 2.300 tardes e manhãs são o único período temporal mencionado no capítulo 8, as setenta semanas precisam fazer parte dos 2.300 dias. Os dois períodos precisam começar juntos e as setenta semanas iniciam "a partir da promulgação do decreto que manda restaurar e reconstruir Jerusalém". Se a data dessa ordem fosse encontrada, então se saberia o ponto de início das 2.300 tardes e manhãs.


 No capítulo 7 de Esdras, encontramos o decreto, promulgado por Artaxerxes, rei da Pérsia, em 457 a.C. Três reis desempenharam um papel em emitir e completar o decreto, levando-o à conclusão exigida pela profecia para marcar o início dos 2.300 anos. Tomando o ano 457 a.C., quando o decreto foi completo, como a data de sua "promulgação", todos os pontos da profecia de setenta semanas haviam se cumprido com clareza (ver o Apêndice).


 "A partir da promulgação do decreto que manda restaurar e reconstruir Jerusalém até que o Ungido, o príncipe, venha, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas" - 69 semanas ou 483 anos. O decreto de Artaxerxes entrou em vigor no outono de 457 a.C. A partir dessa data, 483 anos se estenderam até o outono de 27 d.C. Nesse momento, a profecia se cumpriu. No outono de 27 a.C., Cristo foi batizado por João e recebeu a unção do Espírito. Após o batismo, Ele foi para a Galileia "proclamando as boas-novas de Deus. 'O é chegado', dizia Ele" (Mc 1:14, 15).


Uma Mensagem para Todos

 "Com muitos Ele fará uma aliança que durará uma semana" - os últimos sete anos do período marcado para os judeus. Durante esse tempo, de 27 a 34 d.C., Cristo e Seus discípulos fizeram o convite do evangelho de maneira especial aos judeus. A instrução do Salvador aos apóstolos foi: "Não se dirijam aos gentios, nem entrem em cidade alguma dos samaritanos. Antes, dirijam-se às ovelhas perdidas de Israel" (Mt 10:5, 6).


 "No meio da semana Ele dará fim ao sacrifício e à oferta" (Dn 9:27). Em 31 d.C., três anos e meio após Seu batismo, nosso Senhor foi crucificado. Com o grande sacrifício oferecido no Calvário, o símbolo se cumpriu. Todos os sacrifícios e todas as ofertas do sistema cerimonial chegariam ao fim.


 Os 490 anos dados aos judeus terminaram em 34 d.C. Naquela época, por meio de ações do Sinédrio judaico, a nação selou a rejeição ao evangelho matando Estêvão e perseguindo os seguidores de Cristo. Então a mensagem de salvação foi além do povo escolhido para o mundo inteiro. Os discípulos, forçados a fugir de Jerusalém por causa da perseguição, "pregavam a palavra por onde quer que fossem" (At 8:4).


 Até aqui, todos os pontos da profecia se cumpriram de maneira extraordinária. O início das setenta semanas foi estabelecido, sem sombra de dúvida, em 457 a.C., e o período terminou em 34 d.C. Como as setenta semanas (490 anos) foram cortadas das 2.300 tardes e manhãs, restaram 1.810 dias. A partir de 34 d.C., 1.810 anos se estendem até 1844. Logo, os 2.300 dias de Daniel 8:14 terminariam em 1844. Ao fim desse grande período profético, aconteceria a purificação do santuário - que quase todos acreditavam que aconteceria durante o segundo advento (ver o diagrama).


Conclusão Surpreendente

 A princípio, Miller não fazia ideia de que chegaria à conclusão que estava diante dele. Ele mal conseguia crer nos resultados de sua investigação. No entanto, as evidências das Escrituras eram claras demais para ser ignoradas.


 Em 1818, chegou à solene conclusão de que, em cerca de 25 anos, Cristo voltaria para resgatar Seu povo. Miller conta: "Nem preciso mencionar a alegria que encheu meu coração diante dessa alegre perspectiva, nem como ansiei profundamente participar do júbilo dos remidos. [...] Ah, como a verdade pareceu brilhante e gloriosa! [...]


 "Então surgiu com toda a força o questionamento dentro de mim em relação a meu dever quanto ao mundo, levando em conta as evidências que haviam mexido tanto com minha mente." 5 Ele não conseguia deixar de sentir que tinha o dever de levar aos outros a luz que havia recebido. Esperava enfrentar oposição dos descrentes, mas tinha a confiança de que todos os cristãos se alegrariam na esperança do encontro com o Salvador. Ainda assim, hesitou em apresentar a esperança do glorioso livramento, esperado para um momento tão breve, temeroso de estar errado e iludir os outros. Isso o levou a revisar as evidências e analisar com cuidado todas as objeções que conseguiu imaginar. Após fazer isso por cinco anos, teve a convicção de que seu ponto de vista estava correto.


O Grande Conflito, páginas 141, 142 e 143.

Ação do Dia

Ore hoje pedindo a Deus que te conceda o Espírito Santo para te acompanhar na solene obra de anunciar a breve vinda de Jesus.

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