📖 205º dia da Jornada

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💬 Leitura

Leia os textos abaixo.
Se possível, use sua bíblia para conferir os textos bíblicos.

"Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no Senhor possuirão a terra.

Salmos 37:9 ARA

Quando a Bíblia fala de “eterna redenção” (Hb 9:12) e ‘juízo eterno’ (Hb 6:2), ela se refere aos eternos resultados de redenção e julgamento, e não a um processo interminável de redimir e julgar."

Nisto Cremos – p. 461

Referente à Nisto Cremos – Capítulo 27 – O Milênio e o Fim do Pecado

⬆️🎧 Também é possível ouvir este texto no áudio acima.

Dia 205

Nisto Cremos - As 28 Crenças Fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia

A Doutrina dos Últimos Eventos (6 de 6)

27ª Crença - O Milênio e o Fim do Pecado - Parte 5 de 6


Destruição de Satanás e dos pecadores. Imediatamente após ser pronunciada a sentença, Satanás, seus anjos e seus seguidores humanos receberão a punição devida. Eles sofrerão a morte eterna. “Desceu [...] fogo do céu e os consumiu” (Ap 20:9). A própria superfície da Terra, fora da cidade santa, parece derreter-se, tornando-se um vasto lago de fogo para “juízo e destruição dos homens ímpios” (2Pe 3:7). O “dia da vingança do SENHOR” (Is 34:8), durante o qual Ele executará o seu “estranho ato” (Is 28:21) de destruição dos inimigos, finalmente chegou. João complementa: “E, se alguém não foi achado inscrito no livro da vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo” (Ap 20:15). O diabo e seus associados sofrem a mesma sorte (Ap 20:10).

Todo o contexto bíblico deixa claro que esta “segunda morte” (Ap 21:8) que os ímpios sofrem significa a sua total destruição. O que dizer, então, do conceito de um inferno que arde eternamente? Estudo cuidadoso mostra que a Bíblia não ensina a existência de tal inferno ou tormento.

1. Inferno. Biblicamente, “inferno é o lugar e estado de punição e destruição, pelo fogo eterno que ocorre na segunda morte, daqueles que rejeitaram a 13 Deus e a oferta de salvação em Cristo Jesus”.

Várias versões bíblicas utilizam a palavra “inferno” para traduzir o termo hebraico sheol e seu correspondente grego hades. Esses termos em geral se referem à sepultura onde os mortos – tanto justos quanto ímpios – aguardam, em estado de inconsciência, a ressurreição (ver capítulo 26 deste livro). Uma vez que o conceito atual de inferno difere muito daquele implicado nos termos hebraico e grego, muitas versões modernas da Bíblia simplesmente evitam a palavra “inferno” e transliteram os termos originais, sheol e hades.

Em contraste, o termo grego geena, que o Novo Testamento igualmente traduz como “inferno”, denota um lugar de punição dos impenitentes pelo fogo. Portanto, na Bíblia “inferno” nem sempre quer dizer a mesma coisa – e a incapacidade em distinguir isso tem conduzido a muita confusão.

Geena é derivado do hebraico Ge Hinnom, “vale de Hinom” – uma garganta existente ao lado sul de Jerusalém. Nesse lugar, o povo de Israel havia celebrado o rito pagão de oferecer seus filhos, como holocausto, a Moloque (2Cr 28:3; 33:1, 6). Jeremias predisse que, em virtude dos pecados do povo, o Senhor converteria o vale em um “Vale de Matança”, onde os cadáveres dos israelitas seriam sepultados até que não mais houvesse lugar para fazê-lo. Os cadáveres restantes serviriam de “pasto às aves” (Jr 7:32, 33; 19:6; Is 30:33). A profecia de Jeremias sem dúvida levou os israelitas a verem Ge Hinnom como um lugar de julgamento dos maus, um lugar de repugnância, punição e 14 vergonha. Tradições rabínicas posteriores consideram o vale como lugar para a queima de carcaças e lixo.

Jesus utilizou os fogos de Hinom como representação do fogo do inferno (ver, por exemplo, Mt 5:22; 18:9). Assim, os fogos de Hinom simbolizavam o fogo consumidor do juízo final. Ele declarou que essa experiência ocorreria depois da morte (Lc 12:5), e que o inferno destruiria tanto o corpo quanto a alma (Mt 10:28).

Qual é a natureza do fogo do inferno? Porventura queimarão as pessoas para sempre?

2. A sorte do ímpios. De acordo com as Escrituras, Deus promete vida eterna somente aos justos. O salário do pecado é morte, e não vida eterna no inferno (Rm 6:23).

As Escrituras ensinam que os ímpios serão “exterminados” (Sl 37:9, 34); que eles perecerão (Sl 37:20; 68:2). Não permanecerão em estado de consciência para sempre, mas serão abrasados (Ml 4:1; Mt 13:30, 40; 2Pe 3:10). Serão destruídos (Sl 145:20; 2Ts 1:9; Hb 2:14), ou consumidos (Sl 104:35).

3. Punição eterna. Falando da punição dos ímpios, o Novo Testamento utiliza os termos “eterno” ou “para sempre”. Esses termos traduzem a palavra grega aionios, e aplicam-se tanto a Deus quanto ao homem. Para evitar malentendidos, devemos recordar que aionios é um termo relativo; seu significado é determinado pelo objeto que ele modifica. Assim, quando as Escrituras utilizam aionios em relação a Deus, isto significa que Ele possui existência infinita, pois Deus é imortal. Quando, porém, a palavra é utilizada em relação a seres humanos mortais ou a coisas perecíveis, seu sentido se restringe ao período em que a pessoa ou coisa prossegue existindo. Judas 7, por exemplo, diz que Sodoma e Gomorra “são postas para exemplo de fogo eterno, sofrendo punição”. É evidente que estas cidades não estão queimando até hoje. Pedro disse que tal fogo reduziu aquelas cidades a cinzas, condenandoas à destruição (2Pe 2:6). O fogo “eterno” ardeu até que nada mais houvesse para queimar, extinguindo-se então (Jr 17:27; 2Cr 36:19).

Similarmente, quando Cristo destina os maus para o “fogo eterno” (Mt 25:41), esse fogo que consumirá os ímpios será “inextinguível” (Mt 3:12). 15 Somente apagará quando nada mais houver para ser queimado.

Quando Cristo se referiu ao “castigo eterno” (Mt 25:46), não estava querendo dizer “ato de castigar eternamente”. O significado era que a “vida eterna [que os justos desfrutarão] continuará através dos séculos intérminos da eternidade; e o castigo [sofrido pelos ímpios] será também eterno – não duração eterna de sofrimento consciente, mas castigo completo e final. O fim dos que assim sofrem é a segunda morte. Essa morte será eterna, e dela não 16 haverá nem poderá haver ressurreição.”

Quando a Bíblia fala de “eterna redenção” (Hb 9:12) e “juízo eterno” (Hb 6:2), ela se refere aos eternos resultados de redenção e julgamento, e não a um processo interminável de redimir e julgar. Da mesma forma, quando fala de punição eterna, está falando dos resultados e não do processo. A morte experimentada pelos ímpios é final e eterna.


Nisto Cremos - As 28 Crenças Fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia, páginas 459, 460 e 461.

Ação do Dia

Com muita oração estude o tema bíblico do juízo final de Deus.

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