📖 170º dia da Jornada
Receba todos os dias pelo WhatsApp. Clique aqui.
🎶 Louvor
Escute e cante a música do dia para louvar ao Senhor.
Música de hoje: AMOR NO LAR
Hino 409 do Hinário Adventista.
🙏🏽 Momento de Oração
Passe agora alguns minutos em oração para receber iluminação do Espírito Santo para compreender a mensagem de hoje. Ore também pelos pedidos que anotou no celular ou caderno.
💬 Leitura
Leia os textos abaixo.
Se possível, use sua bíblia para conferir os textos bíblicos.
"Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea."
Gênesis 2:18 ARA
“Todos os que se casam com santo propósito — marido para conquistar as puras afeições do coração da esposa; a esposa para abrandar e aperfeiçoar o caráter do seu esposo e ser-lhe complemento — preenchem o propósito que Deus tem para eles."
Conselhos para a Igreja – p. 128
Referente à Nisto Cremos – Capítulo 23 – O Casamento e a Família
⬆️🎧 Também é possível ouvir este texto no áudio acima.
Dia 170
Nisto Cremos - As 28 Crenças Fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia
A Doutrina da Vida Cristã (5 de 6)
23ª Crença - O Casamento e a Família - Parte 1 de 8
O casamento foi divinamente estabelecido no Éden e confirmado por Jesus como união vitalícia entre um homem e uma mulher, em amoroso companheirismo. Para o cristão, o compromisso matrimonial é com Deus bem como com o cônjuge, e só deve ser assumido entre um homem e uma mulher que partilham da mesma fé. Mútuo amor, honra, respeito e responsabilidade constituem a estrutura dessa relação, a qual deve refletir o amor, a santidade, a intimidade e a constância da relação entre Cristo e sua igreja. No tocante ao divórcio, Jesus ensinou que a pessoa que se divorcia do cônjuge, a não ser por causa de fornicação, e se casa com outro, comete adultério. Conquanto algumas relações de família fiquem aquém do ideal, um homem e uma mulher que se dedicam inteiramente um ao outro em Cristo por meio do casamento, podem alcançar amorosa unidade por meio da orientação do Espírito e a instrução da igreja. Deus abençoa a família e deseja que seus membros ajudem um ao outro a alcançar completa maturidade. O aumento da intimidade familiar é uma das carcaterísticas da mensagem final do evangelho. Os pais devem educar os seus filhos a amar o Senhor e a obedecer-lhe. Por seu exemplo e suas palavras, devem ensinar-lhes que Cristo é um guia terno, amoroso e cuidadoso, que deseja que eles se tornem membros do seu corpo, a família de Deus, que é formada tanto por solteiros quanto por casados.
O lar representa a moldura primária para a restauração da imagem de Deus em homens e mulheres. Dentro do círculo familiar,pai, mãe e filhos podem se expressar plenamente, podendo cada um deles completar as necessidades dos demais no tocante a ter seu próprio lugar, ser amado e amar e desenvolver intimidade. Aqui se estabelece a identidade e se desenvolvem os sentimentos de valor pessoal. O lar é também o lugar em que, pela graça de Deus, os princípios do genuíno cristianismo são postos em prática, e seus valores são transmitidos de uma geração para a seguinte.
A família pode representar um lugar de grande felicidade. Pode, por outro lado, constituir o cenário de terríveis sofrimentos. A vida familiar harmoniosa demonstra os princípios do cristianismo verdadeiramente exemplificados na prática, revelando o caráter de Deus. Desgraçadamente, a manifestação dessas características é sobremodo rara nos lares modernos. Ao contrário, muitas famílias demonstram os pensamentos e intenções do coração humano egoísta – discussões, rebeldia, rivalidade, ira, indecência e mesmo crueldade. Entendamos, porém, que essas características não constituíam parte do plano original de Deus. Jesus disse: “Não foi assim desde o princípio” (Mt 19:8).
Desde o princípio
O sábado e o matrimônio representam dois dons concedidos originalmente por Deus à família humana. Foram destinados a produzir a alegria do repouso e dos familiares, independentes do tempo, lugar e cultura. O estabelecimento dessas duas instituições representou o coroamento da criação divina na Terra. São o ápice, o melhor dos dons excelentes que Deus concedeu à humanidade na criação. Ao estabelecer o sábado, Deus reservou ao ser humano o tempo necessário ao repouso e renovação, tempo de comunhão com Ele. Ao formar a primeira família, estabeleceu a unidade social básica da humanidade, dando-lhe um senso de pertinência e provendo-lhe a oportunidade de desenvolver pessoas habilitadas para o serviço a Deus e aos outros seres humanos.
Homem e mulher à imagem de Deus. Gênesis 1:26 e 27 descreve a divina criação dos seres humanos que deveriam habitar a Terra: “Também disse Deus: ‘Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. [...] Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” O termo homem é usado aqui (tanto em hebraico quanto em português) no sentido genérico, conforme ocorre mais de 500 vezes no Antigo Testamento. O termo inclui seres do sexo masculino e do sexo feminino. O texto deixa claro que não foi o caso de o homem ser criado 1 à imagem de Deus e a mulher à imagem do homem. Ao contrário, ambos foram criados à imagem de Deus.
Da mesma forma como Deus Pai, Deus Filho e o Espírito Santo são Deus, assim homem e mulher, juntos, constituem o “homem”. À semelhança da Divindade, ainda que ambos devam ser um, não desempenham a mesma função. São iguais no tocante ao ser, ou em valor, mas não são idênticos em pessoa (cf. Jo 10:30; 1Co 11:3). Suas características físicas são complementares, suas funções são cooperativas.
Ambos os gêneros são bons (Gn 1:31), e da mesma forma seus diferentes papéis. A família e o lar acham-se construídos sobre o fato da diferenciação sexual. Deus poderia haver propagado a vida sobre a Terra sem criar homem e mulher, conforme está demonstrado por meio da reprodução assexuada de algumas formas de vida animal. Entretanto, Deus fez “dois indivíduos, idênticos quanto à forma e características gerais, mas cada um deles contendo 2 algo que faltava no outro e que serviria para complementá-lo”. Se o mundo fosse constituído exclusivamente de representantes de um dos sexos, não seria completo. Verdadeira complementação somente pode ocorrer em uma sociedade que envolva tanto homens quanto mulheres. A igualdade não se acha em questão aqui, pois ambos são essenciais.
Durante seu primeiro dia, Adão, o primogênito e, portanto, a cabeça de toda 3 a raça humana, percebeu o seu caráter único – não havia outro ser semelhante a ele. “Para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea” (Gn 2:20). Deus demonstrou sensibilidade ante essa falta, pois disse: “Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma auxiliadora, que lhe seja idônea” (Gn 2:18).
A palavra hebraica neged, traduzida como “comparável” ou “idônea”, é um nome que se relaciona com a preposição cujo significado é “estar diante, na frente de, em oposição, correspondendo a” alguém ou alguma coisa. Nesse caso, a pessoa que deveria estar diante de Adão visava a complementá-lo, correspondendo-lhe como contraparte. Foi assim que Deus “fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o Senhor Deus tomara ao homem, 4 transformou-a numa mulher” (Gn 2:21, 22).
Ao despertar, Adão reconheceu imediatamente o íntimo e estreito relacionamento que esse ato específico de criação tornara possível. Ele exclamou: “Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada” (Gn 2:23; cf. 1Co 11:8).
Nisto Cremos - As 28 Crenças Fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia, páginas 370, 371, 372 e 373.
Ação do Dia
Ore nesse dia por seu casamento! Ou por seu futuro casamento no caso de ser solteiro(a).
📖 170º dia da Jornada percorrido ✅