📖 155º dia da Jornada
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🎶 Louvor
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Música de hoje: DIA SANTO
Hino 299 do Hinário Adventista.
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💬 Leitura
Leia os textos abaixo.
Se possível, use sua bíblia para conferir os textos bíblicos.
"[...] porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou."
Êxodo 20:11 ARA
“O sábado é um elo de ouro que une a Deus o Seu povo."
Testemunhos Seletos v.3 – p. 10
Referente à Nisto Cremos – Capítulo 20 – O Sábado
⬆️🎧 Também é possível ouvir este texto no áudio acima.
Dia 155
Nisto Cremos - As 28 Crenças Fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia
A Doutrina da Vida Cristã (5 de 6)
20ª Crença - O Sábado - Parte 9 de 11
Profetizada a mudança. A Bíblia revela que a observância do domingo como instituição cristã tem sua origem no “mistério da iniquidade” (2Ts 2:7), o qual já se encontrava em operação nos dias de Paulo (ver capítulo 13 deste livro). Por meio da profecia de Daniel 7, Deus revelara seu conhecimento antecipado quanto à mudança do dia de adoração.
A visão de Daniel retrata um ataque contra a lei de Deus e contra seu povo. O poder atacante, representado por um chifre pequeno (e por uma besta em Apocalipse 13:1-10), traz consigo a grande apostasia no seio da igreja cristã (ver capítulo 13 deste livro). Surgindo a partir da quarta besta e se tornando um grande poder perseguidor depois da queda de Roma (ver capítulo 19), o chifre pequeno efetua tentativas no sentido de “mudar os tempos e a lei” (Dn 7:25). O poder apóstata obtém grande sucesso em enganar a maior parte do mundo, mas, no final, o julgamento será pronunciado contra ele (Dn 7:11, 22, 26). Durante a tribulação final, Deus intervirá em favor de seu povo e o livrará (Dn 12:1-3).
Essa profecia corresponde a apenas um poder dentro do cristianismo. Existe apenas uma organização religiosa que pretende possuir as prerrogativas para modificar leis divinas. Observe o que as autoridades católico-romanas têm reivindicado ao longo da história:
Por volta de 1400 d.C., Pedro de Ancarano afirmou que “o papa pode modificar a lei divina, uma vez que seu poder não provém do homem, mas de Deus, e ele age em lugar de Deus sobre a Terra, com pleno poder para 42 comprometer ou liberar suas ovelhas”.
O impacto dessa surpreendente assertiva foi sentido durante a Reforma. Lutero dizia que as Sagradas Escrituras, e não a tradição da igreja, representavam o guia de sua vida. Seu lema foi sola scriptura – “a Bíblia e a Bíblia somente”. John Eck, um dos mais destacados defensores da fé católica romana, atacou Lutero neste ponto, reivindicando que a autoridade da igreja se encontrava acima da das Escrituras. Ele desafiou Lutero no tocante à observância do domingo em lugar do sábado. Disse Eck: “As Escrituras ensinam: ‘Lembra-te do dia de sábado para o santificar; seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus’, etc. Entretanto, a igreja mudou o sábado para o domingo com base em sua própria 43 autoridade, e para isto você [Lutero] não tem Escritura.”
Por ocasião do Concílio de Trento (1545 a 1563), convocado pelo papa com a finalidade de conter o protestantismo, Gaspare de Fosso, arcebispo de Reggio, trouxe outra vez o assunto à baila, dizendo: “A autoridade da igreja é, pois, ilustrada mais claramente pelas Escrituras; pois ao passo que de um lado ela [a igreja] as recomenda, declara-as como divinas [e] no-las oferece para serem lidas, [...] por outro lado, os preceitos legais das Escrituras, ensinados pelo Senhor, cessaram em virtude da mesma autoridade [da igreja]. O sábado, o mais glorioso dia da lei, foi modificado para o Dia do Senhor. [...] Esses e outros assuntos similares não cessaram em virtude dos ensinamentos de Cristo (pois Ele declarou que não veio para destruir a lei e 44 sim para cumpri-la), mas foram modificados pela autoridade da igreja.”
Porventura mantém a igreja ainda essa posição? Na edição de 1977 do The Convert’s Catechism of Catholic Doctrine aparece esta série de perguntas e respostas:
“P. Qual é o sábado?
“R. O sábado é o sétimo dia.
“P. Por que observamos o domingo em lugar do sábado?
“R. Observamos o domingo em lugar do sábado porque a Igreja Católica 45 transferiu a solenidade do sábado para o domingo.”
Em seu best-seller The Faith of Millions (1974), o erudito católico romano John A. O’Brien chegou a esta constrangedora conclusão: “Uma vez que o sábado, e não o domingo, é especificado na Bíblia, não é curioso que os não católicos que professam obter sua religião diretamente da Bíblia e não da igreja observem o domingo em lugar do sábado? Sim, efetivamente, isto é incoerente.” O costume da observância do domingo, diz ele, “repousa sobre a autoridade da Igreja Católica, e não sobre um texto explícito da Bíblia. Essa observância permanece como uma lembrança da igreja-mãe, da qual as seitas não católicas se originaram – tal como um garoto que foge de casa mas ainda carrega em seu bolso uma fotografia da mãe ou uma mecha de seus 46 cabelos.”
A pretensão de possuir semelhantes prerrogativas cumpre a profecia e contribui para a identificação do poder representado pelo chifre pequeno.
Nisto Cremos - As 28 Crenças Fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia, páginas 331, 332 e 333.
Ação do Dia
Em oração peça ao Espírito Santo discernimento quanto a guarda do verdadeiro sábado separado por Deus! Leia Gênesis 2:1-3, Êxodo 20:8-11 e Mateus 5:17-19.
📖 155º dia da Jornada percorrido ✅