📖 148º dia da Jornada

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💬 Leitura

Leia os textos abaixo.
Se possível, use sua bíblia para conferir os textos bíblicos.

"[...] santificai os Meus sábados, pois servirão de sinal entre Mim e vós, para que saibais que Eu Sou o Senhor, vosso Deus.

Ezequiel 20:20 ARA

O sábado é um sinal de afinidade entre Deus e o Seu povo, sinal de que este honra Sua lei."

Testemunhos Seletos v.3 – p. 7

Referente à Nisto Cremos – Capítulo 20 – O Sábado

⬆️🎧 Também é possível ouvir este texto no áudio acima.

Dia 148

Nisto Cremos - As 28 Crenças Fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia

A Doutrina da Vida Cristã (5 de 6)

20ª Crença - O Sábado - Parte 2 de 11


O sábado no Sinai. Os eventos que se seguiram à saída dos israelitas do Egito, mostram que eles haviam, em grande medida, perdido de vista o sábado. As rigorosas exigências da escravidão devem ter tornado muito difícil a observância do sábado. Pouco tempo depois que adquiriram a liberdade, Deus lhes fez recordar incisivamente, por meio do milagre do maná e da proclamação dos dez mandamentos, sua obrigação quanto à observância do sábado do sétimo dia.

1. O sábado e o maná. Um mês antes de proclamar sua lei no Sinai, Deus prometeu ao povo proteção contra as enfermidades, se dedicassem atenção diligente “aos seus mandamentos, e [...] os seus estatutos” (Êx 15:26; cf. Gn 26:5). Logo depois de fazer essa promessa, Deus relembrou aos israelitas a santidade do sábado. Por meio do milagre do maná, lhes ensinou em termos concretos quão importante era a sua vista o descanso no sétimo dia.

Durante todos os dias da semana, Deus enviava aos israelitas uma quantidade de maná suficiente para atender às necessidades cotidianas. Não deveriam tentar armazenar nenhuma quantidade do produto para o dia seguinte, pois estragaria se o fizessem (Êx 16:4, 16-19). No sexto dia, porém, deveriam eles colher em dobro, de modo que houvesse o suficiente para atender as suas necessidades naquele dia eno seguinte, o sábado. Ensinando assim que o sexto dia era um dia de preparação, e também sobre a forma de observar o sábado, Deus disse: “Amanhã é repouso, o santo sábado do SENHOR; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água cozei-o em água; e tudo o que sobrar separai, guardando para a manhã seguinte” (Êx 16:23). Somente para o sétimo dia poderia o maná ser guardado sem se deteriorar (Êx 16:24). Em linguagem similar àquela do quarto mandamento, Moisés disse: “Seis dias o colherás, mas o sétimo dia é o sábado; nele, não haverá” (Êx 16:26).

Durante quarenta anos, ou mais de dois mil sábados consecutivos em que os israelitas estiveram no deserto, o milagre do maná os fez recordar esse esquema de seis dias de trabalho e um de descanso.

2. O sábado e a lei. Deus posicionou o mandamento do sábado no centro do decálogo. Eis o texto do mandamento:

“Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou” (Êx 20:8-11).

Todos os mandamentos do decálogo são vitais, e nenhum deles deve ser negligenciado (Tg 2:10), mas ainda assim Deus distinguiu o mandamento do sábado dentre todos os demais. Com relação a ele, Deus ordenou: “Lembrate”, alertando a humanidade para o perigo de se perder de vista a sua importância.

As palavras com as quais o mandamento começa – “Lembra-te do dia de sábado para o santificar” – mostram que o sábado não foi instituído pela primeira vez no Sinai. Essas palavras indicam que ele fora estabelecido antes – efetivamente, o foi na criação, conforme o próprio mandamento revela. Deus tencionava que observássemos o sábado como o seu memorial da criação. O mandamento define o tempo de repouso e adoração, dirigindo-nos à contemplação de Deus e de suas obras.

Como memorial da criação, a observância do sábado representa um antídoto contra a idolatria. Ao lembrar-nos que Deus criou os céus e a terra, transparece claramente a distinção entre Deus e todos os falsos deuses. A guarda do sábado torna-se, pois, um sinal de nossa fidelidade ao verdadeiro Criador – um sinal de que reconhecemos sua soberania como criador e rei. 4

O mandamento do sábado funciona como o selo da lei de Deus. Em geral, o selo contém estes três elementos: o nome do dono do selo, seu título e a jurisdição de seus domínios. Selos oficiais são utilizados para validar documentos de grande importância. O documento assume a autoridade do oficial a quem pertence o selo utilizado. O selo implica que o próprio oficial aprovou a legislação e que toda a autoridade de seu cargo se encontra por detrás do documento.

Entre os dez mandamentos, é o mandamento do sábado que contém os elementos vitais do selo. É o único dentre os dez que identifica o Deus verdadeiro ao declarar o seu nome: “o SENHOR, teu Deus”; o Seu título: “Aquele que fez, o Criador”; e seu território: “os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há” (Êx 20:10, 11). Uma vez que apenas o quarto mandamento mostra sob a autoridade de quem foram concedidos os dez mandamentos, é esse mandamento aquele que contém o “selo de Deus”, colocado sobre a sua 5 lei como evidência de sua autenticidade e vigência da mesma.

Efetivamente, Deus fez do sábado “uma lembrança ou sinal de seu poder e autoridade em um mundo não poluído pelo pecado e pela rebelião. Deveria constituir uma instituição de perpétua obrigação pessoal, imposta pela 6 admoestação: ‘Lembra-te do dia de sábado para o santificar’ (Êx 20:8)”.

Esse mandamento divide a semana em duas partes. Deus concedeu à humanidade seis dias para “trabalhar e fazer toda a tua obra”, mas o sétimo dia deveria ser mantido livre de “qualquer trabalho” (Êx 20:9, 10).“Seis dias”, diz o mandamento, “são dias de trabalho, mas o sétimo dia é dia de descanso. O fato de o sétimo dia ser unicamente o dia de descanso de Deus está evidente nas palavras introdutórias do mandamento: ‘Lembra-te do dia 7 de sábado [descanso], para o santificar’.”

Embora os seres humanos requeiram descanso físico para restaurar o corpo, Deus baseia sua exigência de que descansemos durante o sábado, em seu próprio exemplo. Assim como Ele descansou de suas atividades executadas na primeira semana deste mundo, assim devemos nós repousar.


Nisto Cremos - As 28 Crenças Fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia, páginas 318, 319 e 320.

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