📖 93º dia da Jornada

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🎶 Louvor

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Música de hoje: FORTALECE TUA IGREJA
Hino 220 do Hinário Adventista.

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💬 Leitura

Leia os textos abaixo.
Se possível, use sua bíblia para conferir os textos bíblicos.

Pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade." 

1 Pedro 5:2 ARA

Aqueles a quem fora entregue a responsabilidade da administração geral da igreja, não deveriam assenhorear-se da herança de Deus, mas, como sábios pastores, apascentar “o rebanho de Deus”, “servindo de exemplo ao rebanho."

Conselhos para a igreja  – p. 249.2

Referente à Nisto Cremos – Capítulo 12 – A Igreja

Dia 93

Nisto Cremos - As 28 Crenças Fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia

A Doutrina da Igreja (4 de 6)

12ª Crença - A Igreja - Parte 9 de 10

1. Os anciãos. a. Que é um ancião? Os “anciãos” (do grego presbyteros) ou “bispos” (episkopos) eram os mais importantes oficiais da igreja. O termo ancião significa “mais velho”, implicando em dignidade e respeito. Sua posição era equivalente àquela exercida por quem supervisionava a sinagoga. O termo bispo significa “supervisor”. Paulo utiliza os dois termos alternadamente, igualando anciãos a supervisores ou bispos (At 20:17, 28; Tt 1:5, 7). Aqueles que mantinham essa posição supervisionavam as novas igrejas, recentemente formadas. Ancião se refere a um estado ou posição, enquanto bispo denota o dever ou responsabilidade do ofício – “supervisionar”. Uma vez que os apóstolos também são identificados como anciãos (1Pe 5:1; 2Jo 1; 3Jo 1), aparentemente eles desempenhavam tanto a função de anciãos locais e de anciãos itinerantes, ou anciãos plenos (gerais). Ambos os tipos de anciãos, porém, funcionavam como pastores das congregações.

b. As qualificações. A fim de apresentar-se qualificado para o ofício, deveria o ancião ser “irrepreensível, esposo de uma só mulher, temperante, sóbrio, modesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não violento, porém cordato, inimigo de contendas, não avarento; e que governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo respeito (pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?); não seja neófito, para não suceder que se ensoberbeça e incorra na condenação do diabo. Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo” (1Tm 3:2-7; cf. Tt 1:5-9). Antes da indicação para o cargo, portanto, o candidato deveria haver demonstrado sua habilidade de liderança em relação a seu próprio lar. “Dever-se-ia considerar a família de alguém sugerido para o cargo. Acha-se ela em sujeição? Consegue o homem governar sua própria casa com honra? Qual o caráter dos filhos? Honrarão eles a influência paterna? Se ele não possui tato, sabedoria ou poder de bondade em casa, ao manejar sua própria família, será bastante seguro concluir que exerceria a mesma administração não santificada na igreja.” O candidato, se casado, deveria demonstrar liderança em casa antes de se lhe poder confiar a responsabilidade mais abrangente, a liderança da “família de Deus” (cf. 1Tm 3:15). Tendo em vista a importância desse ofício, Paulo advertiu: “A ninguém imponhais precipitadamente as mãos” (1Tm 5:22).

c. Responsabilidade e autoridade do ancião. O ancião é antes de mais nada, e principalmente, um líder espiritual. É escolhido para pastorear “a igreja de Deus” (At 20:28). Sua responsabilidade inclui a sustentação dos membros fracos (At 20:35), a admoestação dos desobedientes (1Ts 5:12) e estar alerta contra quaisquer ensinamentos que causariam divisão (At 20:29-31). Anciãos devem ser exemplos de vida cristã (Hb 13:7; 1Pe 5:3) e de liberalidade (At 20:35).

d. Atitude em relação aos anciãos. Em grande medida, a liderança eclesiástica efetiva depende da lealdade do corpo de membros. Paulo estimulou os crentes a respeitar seus líderes e a tê-los “com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam” (1Ts 5:13). As Escrituras deixam bem claro o dever de respeitar a liderança da igreja: “Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas” (Hb 13:17; cf. 1Pe 5:5). Quando os membros se comportam de modoa dificultar o exercício das tarefas atribuídas por Deus à liderança, uns e outros experimentarão pesar e perderão a alegria da prosperidade de Deus. Os crentes são incentivados a observar o estilo de vida cristão dos líderes. “Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a Palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé” (Hb 13:7, NVI). Eles não devem prestar atenção a mexericos. “Não aceites denúncias contra presbítero, senão exclusivamente sob o depoimento de duas ou três testemunhas” (1Tm 5:19).

2. Diáconos e diaconisas. O nome diácono provém do grego diakonos, cujo significado é “servo” ou “ajudador”. O ofício dos diáconos foi instituído para permitir que os apóstolos pudessem se dedicar inteiramente “à oração e ao ministério da palavra” (At 6:4). Embora os diáconos devessem atender os assuntos temporais da igreja, deveriam ser também ativos nos esforços evangelísticos (At 6:8; 8:5-13, 26-40). A forma feminina do termo aparece em Romanos 16:1. Os tradutores apresentam essa palavra tanto sob a forma “serva” quanto “diaconisa”. “A palavra e sua utilização nesse texto sugerem que o ofício de diaconisa pode ter sido instituído na igreja por volta do tempo em que Paulo escreveu o livro de Romanos.” Tal como os anciãos, os diáconos devem ser escolhidos pela igreja com base em suas qualificações morais e espirituais (1Tm 3:8-13).

Nisto Cremos - As 28 Crenças Fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia, páginas 199 e 200.

Ação do Dia

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