📖 8º dia da Jornada
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🎶 Louvor
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Música de hoje: SOMOS IGREJA
Hino 221 do Hinário Adventista.
🙏🏽 Momento de Oração
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💬 Leitura
Leia os textos abaixo.
Se possível, use sua bíblia para conferir os textos bíblicos.
“Para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor.”
Efésios 3:10 e 11 ARA
“A Igreja de Cristo, por débil e defeituosa que seja, é o único objeto sobre a Terra a que Ele confere Sua suprema atenção."
Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos – p. 15
Referente à Nisto Cremos – Capítulo 12 – A Igreja
⬆️🎧 Também é possível ouvir este texto no áudio acima.
Dia 88
Nisto Cremos - As 28 Crenças Fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia
A Doutrina da Igreja (4 de 6)
12ª Crença - A Igreja - Parte 4 de 10
4. A igreja como “Jerusalém celestial” (Hb 12:22). As Escrituras identificam a cidade de Jerusalém como Sião. Ali Deus habita no meio de seu povo (Sl 9:11); é de Sião que provém a salvação (Sl 14:7; 53:6). Essa cidade deveria ser “a alegria de toda a Terra” (Sl 48:2).
O Novo Testamento vê a igreja como a “Jerusalém lá de cima”, a contrapartida espiritual da Jerusalém terrestre (Gl 4:26). Os cidadãos dessa Jerusalém possuem sua “pátria [...] nos céus” (Fp 3:20). Eles são os “filhos da promessa”, que são “nascidos segundo o Espírito”, e desfrutam da liberdade pela qual Cristo os tornou livres (cf. Gl 4:28, 29; 5:1). Os cidadãos dessa cidade não mais se encontram sob a escravidão de serem tentados a buscar a justificação pela lei (Gl 4:22, 26, 31; 5:4); “pelo Espírito”, eles almejam avidamente a “esperança da justiça que provém da fé”. Compreendem que em Cristo Jesus é “a fé que atua pelo amor” que lhes confere a cidadania (Gl 5:5, 6).
Aqueles que são partes dessa gloriosa multidão, têm “chegado ao monte Sião e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembleia e igreja dos primogênitos arrolados nos céus” (Hb 12:22, 23).
5. A igreja como uma família. A igreja nos Céus e na Terra é considerada como uma família (Ef 3:15). Duas metáforas são utilizadas para descrever de que forma as pessoas se juntam a esta família: adoção (Rm 8:14-16; Ef 1:4-6) e novo nascimento (Jo 3:8). Por intermédio da fé em Cristo, aqueles que foram batizados não mais são escravos, mas filhos do Pai celestial (Gl 3:264:7) que vivem com base no novo concerto. Agoraeles pertencem à “família de Deus” (Ef 2:19), a “família da fé” (Gl 6:10).
Os membros dessa família se dirigem a Deus como “Pai” (Gl 4:6) e se relacionam uns com os outros como irmãos e irmãs (Tg 2:15; 1Co 8:11; Rm 16:1). Pelo fato de haver conduzido a muitos para dentro da igreja, Paulo se referiu a si próprio como um pai espiritual. “Eu, pelo evangelho, vos gerei em Cristo Jesus” (1Co 4:15). Dirigiu-se àqueles que trouxera para a igreja como “filhos meus amados” (1Co 4:14; cf. Ef 5:1).
Uma característica especial da igreja como família é o companheirismo. Companheirismo cristão (koinonia, em grego) não é meramente socialização e sim “cooperação no evangelho” (Fp 1:5). Envolve genuíno companheirismo com Deus Pai, seu Filho e o Espírito Santo (1Jo 1:3; 1Co 1:9; 2Co 13:13), bem como com os crentes (1Jo 1:3, 7). Portanto, os membros estendem a todos aqueles que se tornam parte da família, “a destra da comunhão” (Gl 2:9).
A metáfora da família revela uma igreja interessada pelas pessoas, onde “as pessoas são amadas, respeitadas e reconhecidas como alguém. Um lugar onde as pessoas reconhecem que necessitam umas das outras. Onde os talentos são desenvolvidos. Onde as pessoas crescem. Onde cada um é suprido”. Ela também implica em responsabilidade, respeito pelos pais espirituais, a vigilância em favor dos irmãos e irmãs espirituais. Finalmente, ela significa que cada um dos membros terá em relação aos demais aquele tipo de amor que engendra profunda lealdade, que sustenta e fortalece.
A participação como membros na família da igreja habilita indivíduos que variam amplamente, em natureza e disposição, a se apoiarem mutuamente. Os membros da família da igreja aprendem a viver em unidade, embora não percam a sua individualidade.
6. A igreja como pilar e alicerce da verdade. A igreja do Deus vivo é a “coluna e baluarte da verdade” (1Tm 3:15). É a depositária e cidadela da verdade, servindo para proteger esta dos ataques inimigos. A verdade, contudo, é dinâmica, não estática. Se os membros pretendem haver recebido nova luz – uma nova doutrina ou uma nova interpretação das Escrituras – aqueles de mais experiência deveriam testar os nossos ensinos, comparando-os com o padrão das Escrituras (Is 8:20). Se a nova luz se coaduna com os padrões, deve a igreja aceitá-la; caso contrário, deve rejeitá-la. Todos os membros deveriam se submeter a esse julgamento baseado na Bíblia, pois “na multidão de conselheiros há segurança” (Pv 11:14).
Ao espalhar a luz que possui, isto é, por meio de seu testemunho, a igreja se torna “a luz do mundo”, “a cidade edificada sobre um monte” que não pode ser escondida, e “o sal da Terra” (Mt 5:13-15).
7. A igreja como um exército – militante e triunfante. A igreja é, sobre a Terra, semelhante a um exército engajado em batalha. É chamada a guerrear contra as trevas espirituais: “Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Ef 6:12). Os cristãos devem tomar “toda a armadura de Deus”, a fim de que possam “resistir no dia mau e, depois de ter vencido tudo, permanecer inabaláveis” (Ef 6:13).
Através dos séculos, a igreja tem enfrentado a necessidade de batalhar contra o inimigo, tanto o interno quanto o externo (At 20:29, 30;1Tm 4:1). Ela tem obtido memoráveis progressos e deslumbrantes vitórias, mas ainda não é a igreja triunfante. Infelizmente, a igreja ainda possui muitos defeitos. Por meio de uma outra metáfora, Jesus explanou as imperfeições existentes na igreja: “O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se” (Mt 13:24, 25). Quando os servos pretenderam arrancar as ervas daninhas, o fazendeiro lhes disse que, ao tentarem eliminar o joio, poderiam também arrancar com ele o trigo. Portanto, sua orientação foi: “Deixai-os crescer juntos até à colheita” (Mt 13:29, 30). Joio e trigo crescem juntos no mundo. Enquanto Deus conduz os convertidos para a igreja, Satanás traz para dentro dela os inconversos. Esses dois grupos influenciam todo o corpo – um deles trabalha em favor da purificação, o outro em favor da corrupção. O conflito entre esses grupos dentro da igreja continuará até a colheita, por ocasião do segundo advento.
A guerra externa da igreja, por sua vez, ainda está em pleno andamento. Tribulações e lutas estão à frente. Sabendo que pouco tempo lhe resta, Satanás se acha grandemente irado contra a igreja de Deus (Ap 12:12, 17), e trará contra ela “um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação”. Mas Cristo interferirá em favor de seu povo fiel e será livrado “todo aquele que se achar escrito no livro” (Dn 12:1). Jesus nos garantiu que “aquele [...] que perseverar até o fim, esse será salvo” (Mt 24:13).
Por ocasião do retorno de Cristo, emergirá a igreja triunfante. Naquela ocasião, Ele estará apto a apresentá-la “a si mesmo igreja gloriosa” – os fiéis de todos os tempos, os comprados por seu sangue, “sem mácula, nem ruga, [...] porém santa e sem defeito” (Ef 5:27).
A igreja visível e invisível. Os termos visível e invisível têm sido utilizados para distinguir dois aspectos da igreja sobre a Terra. As metáforas que analisamos anteriormente aplicam-se particularmente à igreja visível.
Nisto Cremos - As 28 Crenças Fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia, páginas 190, 191 e 192
Ação do Dia
Ore nesse dia por seus irmãos e por sua igreja!
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