📖 21º dia da Jornada
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🎶 Louvor
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Música de hoje: POR SEU IMENSO AMOR
Hino 36 do Hinário Adventista.
🙏🏽 Momento de Oração
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💬 Leitura
Leia os textos abaixo.
Se possível, use sua bíblia para conferir os textos bíblicos.
“Mas Ele [Jesus] foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”
Isaías 53:5 ARA
“Quão poucos têm uma concepção da angústia que dilacerou o coração do Filho de Deus no decorrer de Seus trinta anos de vida terrestre! A senda da manjedoura ao Calvário foi ensombrada pela dor e o pesar. Ele foi o homem de dores, e suportou mágoas que nenhuma língua humana pode descrever.”
Para Conhecê-lo (Devocional - Ellen White) – p. 61
Referente à Nisto Cremos – Capítulo 4 – O Filho
⬆️🎧 Também é possível ouvir este texto no áudio acima.
Dia 21
Nisto Cremos - As 28 Crenças Fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia
A Doutrina de Deus (1 de 6)
4ª Crença - O Filho - Parte 2 de 13
Dramatização profética da salvação. Após o surgimento do pecado, Deus instituiu na Terra sacrifícios animais com o objetivo de ilustrar a missão do Salvador vindouro (Gn 4:4). Esse sistema simbólico dramatizava a maneira pela qual o Filho de Deus haveria de erradicar o pecado.
Em virtude do pecado – a transgressão da lei de Deus – a humanidade defrontou-se com a morte (Gn 2:17; 3:19; 1Jo 3:4; Rm 6:23). A lei divina demandava a vida do transgressor. Mas em seu amor infinito Deus ofereceu o Seu Filho, “para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3:16). Que incompreensível ato de condescendência! Deus, o Filho eterno, dispõe-se a pagar vicariamente a penalidade do pecado, de forma a poder nos prover o perdão e a reconciliação junto à Divindade.
Depois da saída dos israelitas do Egito, o sistema sacrifical passou a ser conduzido em um tabernáculo, como parte do relacionamento de concerto estabelecido entre Deus e seu povo. Construído por Moisés de acordo com o modelo celestial, o santuário e seus serviços foram instituídos com o objetivo de ilustrar o plano da salvação (Êx 25:8, 9, 40; Hb 8:1-5).
A fim de obter o perdão, o pecador arrependido deveria trazer um animal sacrifical sem qualquer defeito – representação da ausência de pecado no Salvador prometido. O pecador deveria colocar então as mãos sobre a cabeça do inocente animal e confessar, nessa posição, os seus pecados (Lv 1:3, 4). Esse ato simbolizava a transferência dos pecados, do pecador culposo para a vítima inocente, denotando claramente a natureza substitutiva do sacrifício.
Uma vez que “sem derramamento de sangue, não há remissão” (Hb 9:22), no passo seguinte o pecador sacrificava o animal, tornando assim evidente a natureza mortal do pecado. Tratava-se de uma forma pesarosa de expressar esperança, mas este era o único caminho pelo qual o pecador podia expressar sua fé.
Depois da ministração sacerdotal (Lv 4-7), o pecador recebia o perdão dos pecados por intermédio da fé manifestada no sacrifício substitutivo que a morte do vindouro Salvador representaria, ela que era simbolizada pelo animal oferecido em sacrifício (cf. Lv 4:26, 31, 35). O Novo Testamento reconhece a Jesus Cristo, o Filho de Deus, como o “Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1:29). Por seu “precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula” (1Pe 1:19), Ele obteve para a raça humana a redenção da penalidade última do pecado.
Predições concernentes ao Salvador. Deus prometera que o Salvador-Messias – o Ungido – viria da linhagem de Abraão: “Multiplicarei a tua descendência [...] serão benditas todas as nações da terra” (Gn 22:17, 18; cf. 12:3). Isaías profetizara que o Salvador vindouro nasceria como criança do sexo masculino, e teria em si tanto a natureza divina quanto a humana: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Is 9:6). Esse Redentor haveria de ocupar o trono de Davi e estabelecer um sempiterno governo de paz (Is 9:7). Belém Efrata seria o local de seu nascimento (Mq 5:2).
O nascimento desse ser divino-humano seria sobrenatural. Citando Isaías 7:14, o Novo Testamento declara: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e Ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco)” (Mt 1:23).
A missão do Salvador acha-se expressa nas seguintes palavras: “O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram” (Is 61:1, 2; cf. Lc 4:18, 19).
O mais espantoso é que o Messias sofreria rejeição. Ele seria percebido como uma “raiz fora da terra seca”. “Não tinha aparência nem formosura; olhamo-lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse. Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens [...] e dele não fizemos caso” (Is 53:2, 3).
Um de seus mais íntimos amigos haveria de traí-lo (Sl 41:9) em troca de trinta peças de prata (Zc 11:12). Durante o julgamento Ele seria cuspido e açoitado (Is 50:6). Seus executores lançariam sortes sobre as suas roupas (Sl 22:18). Nenhum de seus ossos deveria ser quebrado (Sl 34:20), mas seu flanco seria perfurado (Zc 12:10). Durante os maus-tratos, Ele não oporia resistência, antes “como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha muda perante os seus tosquiadores, Ele não abriu a boca” (Is 53:7).
O inocente Salvador sofreria imensamente pelos pecadores. “Certamente, Ele tomou sobre si as nossas enfermidades. [...] Ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. [...] O SENHOR fez cair sobre Ele a iniquidade de nós todos. [...] Porquanto foi cortado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo, foi Ele ferido” (Is 53:4-6, 8).
Nisto Cremos - As 28 Crenças Fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia, páginas 49, 50 e 51.
Ação do Dia
Medite em oração hoje em Mateus 27:11-47.
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