📖 116º dia da Jornada
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🎶 Louvor
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Música de hoje: MEU JESUS ESTÁ CHAMANDO
Hino 251 do Hinário Adventista.
🙏🏽 Momento de Oração
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💬 Leitura
Leia os textos abaixo.
Se possível, use sua bíblia para conferir os textos bíblicos.
"Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: Na mente, lhes imprimirei as Minhas leis, também no coração lhas inscreverei; Eu serei o seu Deus, e eles serão o Meu povo."
Jeremias 31:33 ARA
“É pela nossa conformidade com a vontade divina em nossas palavras, atos e caráter, que provamos nossa comunhão com Ele."
Testemunhos para a Igreja v.6 – p. 91
Referente à Nisto Cremos – Capítulo 15 – O Batismo
⬆️🎧 Também é possível ouvir este texto no áudio acima.
Dia 116
Nisto Cremos - As 28 Crenças Fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia
A Doutrina da Igreja (4 de 6)
15ª Crença - O Batismo - Parte 4 de 6
Símbolo de uma relação de concerto. Nos tempos do Antigo Testamento, a circuncisão assinalou o relacionamento de concerto entre Deus e Abraão (Gn 17:1-7).
O concerto abraâmico possuía tanto aspectos espirituais quanto temporais (ou nacionais). A circuncisão era um símbolo de identidade nacional. O próprio Abraão, bem como todos os meninos com oito dias ou mais de vida, deveriam ser circuncidados (Gn 17:10-14, 25-27). Qualquer homem não circuncidado deveria ser “eliminado” do povo de Deus, porque transgredira a relação de concerto (Gn 17:14).
Que o concerto tenha sido estabelecido entre Deus e Abraão, um adulto, revela a sua dimensão espiritual. A circuncisão de Abraão significava e confirmava a sua experiência prévia de justificação pela fé. A circuncisão representou para ele um “selo da justiça da fé que teve quando ainda incircunciso” (Rm 4:11).
Mas circuncisão, por si só, não garantia a entrada na verdadeira dimensão espiritual do concerto. Frequentemente os porta-vozes de Deus advertiram de que coisa alguma menos que a circuncisão espiritual seria suficiente. “Circuncidai, pois, o vosso coração e não mais endureçais a vossa cerviz” (Dt 10:16; cf. 30:6; Jr 4:4). Os incircuncisos de coração deveriam ser punidos com os gentios (Jr 9:25, 26).
Quando os judeus rejeitaram a Jesus como o Messias, quebraram sua relação de concerto com Deus, pondo fim, com isso, à sua condição especial de povo escolhido de Deus (Dn 9:24-27; ver capítulo 4deste livro). Embora o concerto de Deus e suas promessas permanecessem os mesmos, Ele escolheu um novo povo. O Israel espiritual ocupou o lugar da nação judaica (Gl 3:2729; 6:15, 16).
A morte de Cristo ratificou o novo concerto. As pessoas entraram nesse concerto por meio da circuncisão espiritual – uma resposta de fé ao sacrifício expiatório de Cristo. Os cristãos possuem “o evangelho da incircuncisão” (Gl 2:7). O novo concerto requer “fé interior” e não os “ritos exteriores”, por parte daqueles que desejam pertencer ao Israel espiritual. A pessoa pode ser um judeu por nascimento; mas cristão, alguém só pode se tornar por meio do novo nascimento. “Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor” (Gl 5:6). O que importa é a “circuncisão [...] do coração, no Espírito” (Rm 2:28, 29).
O batismo – sinal de um relacionamento salvador com Jesus – representa essa circuncisão espiritual. “Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo, tendo sido sepultados juntamente com Ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos” (Cl 2:11, 12).
“Tendo o ‘corpo da carne’ removido através da circuncisão espiritual executada por Jesus, aquele que é batizado entra em relação de concerto com Jesus. Como resultado, acha-se em condições de receber o cumprimento das 18 promessas do concerto.” “Porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. [...] Todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa” (Gl 3:27-29). Aqueles que ingressaram nesse relacionamento de concerto recebem a certeza de Deus: “Eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo” (Jr 31:33).
Símbolo de consagração ao serviço de Cristo. Na oportunidade de Seu batismo, recebeu Jesus uma concessão especial do Santo Espírito, que significou sua unção ou dedicação à missão que o Pai lhe havia designado (Mt 3:13-17; At 10:38). Sua experiência revela que o batismo pela água e o batismo pelo Espírito devem andar juntos, e que o batismo que não veio acompanhado da recepção do Espírito Santo constitui uma experiência incompleta.
Na igreja apostólica, o derramamento do Espírito Santo, em geral, seguia-se ao batismo pela água. Assim, nos dias de hoje, quando somos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, estamos sendo dedicados, consagrados e unidos aos três poderes do Céu e à proclamação mundial do evangelho.
O Espírito Santo nos prepara para esse ministério ao purificar nosso coração de todo pecado. João declarou que Jesus iria batizar-nos “com o Espírito Santo e com fogo” (Mt 3:11). Isaías revelou que Deus haveria de purificar seu povo das impurezas deste “com o Espírito de justiça e com o Espírito purificador” (Is 4:4). Deus declarou: “Purificar-te-ei como com potassa das tuas escórias e tirarei de ti todo metal impuro” (Is 1:25). “Deus é fogo consumidor” para o pecado (Hb 12:29). O Espírito Santo purificará a vida de todos os que a Ele se rendem, consumindo os seus pecados.
Depois o Espírito Santo supre essas pessoas com os seus dons. Esses representam uma “dotação divina especial, concedida por ocasião do batismo, a fim de habilitar o crente para servir à igreja e para ministrar em favor de 19 todos aqueles que ainda não aceitaram a Jesus Cristo”. Foi o batismo do Santo Espírito que habilitou a igreja apostólica a testemunhar (At 1:5, 8), e somente o mesmo batismo habilitará a igreja para completar sua missão de proclamação do evangelho eterno do reino (Mt 24:41; Ap 14:6).
Símbolo de ingresso na igreja. Como símbolo da regeneração da pessoa, ou novo nascimento (Jo 3:3, 5), o batismo assinala também o ingresso da pessoa 20 no reino espiritual de Cristo. Uma vez que ele une o novo crente a Cristo, funciona sempre como a porta de acesso à igreja. Por meio do batismo, o Senhor acrescenta novos discípulos ao corpo de crentes – seu corpo, a igreja (At 2:41, 47; 1Co 12:13). Assim, eles se tornam membros da família de Deus. Ninguém pode ser batizado sem se unir à família da igreja.
Nisto Cremos - As 28 Crenças Fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia, páginas 245, 246 e 247.
Ação do Dia
Em oração relembre o dia do seu batismo se já for batizado, e se não for batizado imagine esse dia e ore por ele.
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